Profissionais da Saúde de Monções participam de Capacitação do Programa de Tabagismo em São Paulo

A partir de setembro inicia no Centro de Saúde grupo de 10 pessoas para Abordagem e Tratamento,

Hoje sabemos que o tabagismo é a droga mais “viciante” que existe e pode ser o iniciador de drogas mais pesadas como maconha e cocaína. O tabagismo é a entrada para outras drogas ilícitas.

O adulto tabagista passivo tem 25% a mais chance de infarto e câncer de pulmão. As crianças tabagistas passivas apresentam mais otites, bronquites e asma, e até dobro de morte súbita em bebês cujos pais são fumantes.

A promoção de saúde consiste em proporcionar à população os meios necessários para melhorar sua saúde e exercer um maior controle sobre a mesma. Para alcançar um estado adequado de bem estar físico, mental e social, um grupo deve ser capaz de identificar e realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e mudar ou adaptar-se ao meio ambiente.

A saúde então, não vem como um objetivo, mas uma fonte de riquezas para a vida cotidiana. Trata-se de um conceito positivo que acentua os recursos sociais e pessoais, assim como as aptidões físicas e sua melhoria no estado geral da população, não sendo exclusivo, portanto, ao setor sanitário. Com a ausência da prática de atividades físicas, surgem fatores de risco para o surgimento de doenças não transmissíveis de caráter crônico, ocasionadas por fatores ambientais e comportamentais, que podem ser prevenidas e controladas por medidas simples, através da mudança no estilo de vida, como alimentação saudável, prática de atividades físicas e abandono de vícios, que vêm sendo estimuladas como uma forma de prevenção, controle e tratamento de doenças.

Neste sentido, mostramos a real necessidade de fornecer aos munícipes alguma modalidade de tratamento ou estímulo, para a melhora da qualidade de vida e promoção de saúde.

Diante disso, será adotada pelas equipes de saúde do município a formação de grupo que buscam o abandono de seus vícios e que também prezem pela melhoria em sua qualidade de vida, com intervenções no nível da prevenção de doenças, seus controles e tratamentos.

Mais informações procurem o Centro de Saúde, apoio: Secretaria da Saúde e Prefeitura Municipal.