Prefeitos, vereadores e deputados se reúnem e buscam solução para crise nos municípios

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

A AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense) promoveu um grande encontro entre prefeitos na Assembleia Legislativa, afim de debater e buscar soluções viáveis para os problemas financeiros que os municípios vêm sofrendo. O tom da reunião de prefeitos em São Paulo na última terça-feira, dia 11 de novembro, foi de muito desabafo e críticas pesadas ao atual modelo de distribuição de receita feita, principalmente, pelo Governo Federal.

Na pauta, muitos relatos de prefeitos com fornecedores com pagamentos atrasados, folha de pagamento atrasada, corte de horas extras e gratificações, entre outras ações impopulares que tiveram que tomar para amenizar a crise financeira que se agrava a cada dia. “Estamos sendo tratados como os piores prefeitos da história, e o que faremos? Ficaremos calados sem explicar para população porque não tem remédio, e outros serviços?”, desabafou o prefeito Julião de Sud Menucci.

Em contramão da revolta dos prefeitos, a mídia tem noticiado que o Governo Federal aumentou a arrecadação e gastou mais que todos governos anteriores, “ou seja enquanto os municípios sofrem sem dinheiro, o Governo Federal se endividou, chegamos ao fundo do poço”, afirmou um dos presentes.

Foi discutida também a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que transfere aos municípios a responsabilidade pelas redes de iluminação pública, como postes, lâmpadas e reatores. O cronograma de transferência de responsabilidade está previsto no art. 218 da Resolução Normativa nº 414/2010. Para os prefeitos, a medida da ANEEL ultrapassou o limite. Em vigor, a resolução já foi prorrogada duas vezes a pedido de prefeituras de todo o Brasil, que alegam não ter condições de cumprir tal responsabilidade. A estimativa é que assumir a rede de iluminação pública pode aumentar em média 30% da despesa anual das prefeituras.

A região esteve representada pelos prefeitos João Castilho de Floreal, Leonardo Barbosa de Magda, Germiro Lima de Nova Luzitânia, Douglas Honorato de Monções e Valdir Cândido Ribeiro de São João do Iracema.

Também estiveram presentes os deputados estaduais da região presentes no evento, Carlão Pignatari, Itamar Borges, Orlando Bolçone, Sebastião Santos e o Federal Edinho Araújo, que levaram a pauta da reunião ao Governador Geraldo Alckmin, mas já avisaram que estão dispostos a tudo em favor de seus municípios.