Municípios aniversariantes fevereiro e março - Prefeito de Monções

Municípios aniversariantes fevereiro e março - Prefeito de Monções

Três municípios da nossa região completam mais um ano de sua emancipação político administrativa. Monções completará neste domingo, 21 de março, 57 anos,

Valtolino Valdir Maria Alves “Tóla” (MDB) - Prefeito.

1 - Haverá alguma programação de aniversário em seu município?

R: Infelizmente, não. Estamos seguindo todas as recomendações da Vigilância Sanitária para evitar o trânsito e a aglomeração de pessoas.

2 - Como está sendo governar Monções nestes três primeiros meses?

R: Quanto a administração no geral segue de forma tranquila. E claro, o atual momento que estamos passando requer cuidados e a paralisação temporária de ações que poderiam estar sendo desenvolvidas.

3 - O planejamento previsto para 2021 está ocorrendo como esperado?

R: De certa forma sim, mas ainda não em sua totalidade.

4 - Qual é o maior desafio a ser cumprido nesta gestão em Monções?

R: Com certeza é a geração de emprego e renda e, para isso, já iniciamos formações técnicas e em negociação a aquisição de terreno para instalação de empresas.

5 - Sabemos que mesmo com a chegada da vacina contra a Covid-19, ainda há pandemia, quais ações o município tem feito para combater o Coronavírus?

R: Ações de enfrentamento ao COVID-19 de Monções: Reunião semanal com o comitê de enfrentamento ao COVID-19; Barreira sanitária com acompanhamento diário da temperatura e conscientização do uso obrigatório de máscaras; Fiscalização da Vigilância Sanitária e orientação ao comércio quanto a higienização das mãos, uso de máscaras, distanciamento e aglomerações; Teleconsulta; Monitoramento de pacientes suspeitos e positivos através do telefone pela equipe da saúde; Orientação sobre o isolamento domiciliar, cuidados de higiene, limpeza, separação de utensílios e descarte do lixo; Transporte intra-hospitalar com médico ou enfermeiro; Realização de testes rápido, PCR, Swab rápido e sorológico para diagnóstico rápido; Carro de som para conscientização da população; Salas exclusivas para atendimento de síndrome gripal, testagem e isolamento; Fiscalização de pacientes suspeito e positivo quanto ao isolamento domiciliar, o não cumprimento é encaminhado para promotoria pública; Apoio através de visita domiciliar da equipe do NASF; Fiscalização através de ronda intensiva de sexta a domingo com orientações, se necessário auto de infração, multa por aglomerações, uso de máscaras e festas; Campanha através de vídeo, áudio, banner sobre informações e conscientização através da rede de internet na prevenção do coronavírus; Disque denúncia para casos de desrespeito as medidas de prevenção do coronavírus; Fechamento das áreas de lazer afim de evitar aglomerações; Visitas domiciliares das equipes da Estratégia Saúde da Família, NASF e CRAS.

6 - Qual é a situação dos principais setores municipais, como Saúde, Educação e Social?

R: Na saúde, foi realizada uma articulação da coordenação municipal de saúde intra e extrassetorial para uma ação conjunta ordenada e rápida com realização de um diagnóstico das vulnerabilidades e dos recursos próprios do setor de saúde.

Com a pandemia do COVID-19, realizamos a elaboração e implementação de planos específicos, de contingência para o setor em geral através de um diagnóstico técnico das vulnerabilidades e dos recursos tanto materiais como humanos.

No entanto mesmo diante da pandemia estamos investindo na: Garantia de exames necessários para o diagnóstico precoce das doenças; Planejamento de aquisição de novos equipamentos para o laboratório municipal; Investimento nos insumos que estão mundialmente em falta como aquisição de oxigênio e medicações para o tratamento do COVID-19; Aquisição de mobiliários, equipamentos e busca de novos recursos como emendas parlamentares, dentre outros a fim de garantir qualidade no atendimento e garantia do acesso do paciente aos serviços de saúde; Realização de consórcio intermunicipal para investimento no Hospital São Domingos na Providência de Deus situado na cidade de Nhandeara para contratação de equipe médica e de enfermagem para organização e melhoria da qualidade no atendimento ao paciente diagnosticado com COVID-19 e no agravamento da doença; Organização para abertura do Centro de Saúde aos sábados e domingos para realização de plantão para atendimento e monitoramento de pacientes que apresentem síndrome gripal, suspeitos e confirmados de COVID-19 das 07:00h às 19:00h durante 2 meses podendo ser estendido; Ampliação do horário do atendimento da médica para realização do atendimento de psiquiatria as terças e quintas-feiras; Organização e coordenação do transporte; Aquisição de um terreno para adequação de um estacionamento para os veículos da saúde; Proposta de aquisição de veículos para o setor; Organização de compra de vacinas contra o COVID-19 para a população através de consórcio intermunicipal; Planejamento de treinamentos de urgência e emergência, acolhimento e humanização para equipe; como ação de educação permanente;

A Educação tem sido fortemente impulsionada. Nos primeiros meses do ano a prefeitura municipal de Monções realizou adequações e melhorias nas instituições de ensino Creche Escola EMEI Dr. Lino Ítalo Braile e EM Dionísio Tonete para a retomada gradativa e segura das atividades educacionais.

Houve investimentos na aquisição de material didático e pedagógico. Cabe ressaltar que o material didático é apostilado e contribui para a qualidade das aulas da creche e pré-escola. Buscando melhorar o ensino e a aprendizagem, gestores e professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental participaram de formação para implantar o material didático nas aulas das disciplinas de Inglês e Educação Física. Na oportunidade foi apresentado o Portal Educacional, como mais um mecanismo de aprendizagem, uma plataforma que disponibiliza materiais em formato digital e atividades interativas.

Buscando promover o desenvolvimento integral das crianças o Programa “São Paulo Pela Primeiríssima Infância de Monções” realizou capacitação com professores e funcionários da Educação Infantil, fortalecendo a equipe para o desenvolvimento das ações que serão realizadas durante o ano letivo.

Destacam-se como ação do Plano de Gestão – para o cumprimento das metas do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e do IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) – as estratégias de elaboração de aulas com enfoque do material de apoio da EFAPE (Escola de Formação dos Profissionais da Educação Paulo Renato Costa Souza), do Programa Ler e Escrever, EMAI (Ensino de Matemática dos Anos Iniciais) e “Aprender Sempre”, o qual se concentra nas habilidades essenciais do Currículo Paulista.

No que se refere à valorização dos professores, houve formação continuada proporcionada pelo curso sobre práticas de leitura e produção de texto, o qual foi de grande relevância em contexto de ensino remoto, ministrado pela professora Mestra Carla Tocchet, especialista em alfabetização, produção e revisão textual, a qual atuou como formadora da Equipe central do Programa Ler e Escrever na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Outra importante iniciativa é a parceria que foi estabelecida entre a EM Dionísio Tonete e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Espera-se que o Programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) favoreça a disseminação da cultura empreendedora entre crianças e adolescentes.

A administração neste primeiro trimestre de gestão, em referência ao setor social, iniciou-se algumas ações exposta no plano de governo, dentre elas a reforma e adaptação do prédio, no qual funciona o Polo da Padaria Artesanal, que tem como objetivo ofertar cursos de geração de renda.

E, em parcerias com Sebrae, Senar e Senai, iniciamos alguns cursos como: Descomplique (SEBRAE) com foco no empreendedorismo, Bordado e Tecendo Arte no Meio Rural (SENAR) e o Programa Jovem Agricultor do Futuro – Jovem Aprendiz (SENAR e COFCO). As ações foram realizadas respeitando toda orientação do distanciamento social.

As ações, cursos e programas, com foco na geração de renda e empreendedorismo estão sendo adaptadas diante do cenário da pandemia provocada pela covid-19.

7 - Em clima de aniversário do município, que presente você gostaria de dar aos munícipes de Monções?

R: Vacinação de toda a população contra a COVID-19

8 - E qual o maior presente que Monções lhe deu?

R: A confiança depositada em mim para mais uma vez administrar o município.

9 - Como está sendo o relacionamento entre os poderes?

R: Ótimo. Pela experiência que já temos há a certeza de que o legislativo está empenhado em buscar melhorias para o município.

10 - Gostaria de deixar alguma mensagem?

R: Sim. Pedir a toda a população para seguir os protocolos de segurança em relação a pandemia. Em breve anunciaremos mais resultados. Parabenizar cada munícipe pelo aniversário da cidade de Monções.



Assista a entrevista em Vídeo que o prefeito Tóla nos concedeu: