Monções tem 2 alunos premiados na 16ª OBMEP

Monções tem 2 alunos premiados na 16ª OBMEP

Uma aluna recebeu medalha de Ouro; professora também foi premiada,

No último dia 18 de janeiro, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA divulgou os premiados da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. O município de Monções teve dois alunos premiados, uma aluna recebeu a medalha de Ouro, a professora também foi premiada.

A 16ª OBMEP teve como participantes alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio, de escolas públicas municipais, estaduais e federais e escolas privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação.

O objetivo principal é estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.

A aluna Iris Elena Lima Santana Pavanelli, da escola José Florêncio do Amaral de Monções recebeu a medalha de Ouro. Já o aluno Rafael Heitor Alves recebeu Menção Honrosa.

Quem também foi premiada e receberá um diploma e um livro de apoio à formação de matemática é a professora Zania Aparecida Belini Torrente Fagundes, da Escola José Florêncio do Amaral de Monções.

Todos os alunos medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes.

Vale registrar que a OBMEP divulga apenas a classificação dos alunos premiados. Os alunos que participam da OBMEP foram divididos em três níveis e, excepcionalmente para a 16ª edição da OBMEP, os EXTRAS, conforme o Regulamento, de acordo com o grau de escolaridade em que estiverem matriculados: Nível 1 – estudantes de 6º ou 7º anos do Ensino Fundamental; Nível 2 – estudantes de 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental; Nível 3 – estudantes do Ensino Médio; Extras – estudantes extras. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também serão distribuídos conforme os níveis acima.

A 16ª OBMEP é uma realização da Associação IMPA, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo IMPA com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI e com o Ministério da Educação (MEC).

Neste ano a OBMEP contou com a participação de 99,83% dos municípios do pais, com um total de 17.774.636 alunos. Ao todo, 575 estudantes receberam medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 medalhas de bronze e 51.900 menções honrosas.