Monções realiza 4ª Conferência Municipal de Saúde

sexta-feira, 12 de junho de 2015

No dia 21 de maio, o Centro Comunitário foi sede para a 4ª Conferência Municipal de Saúde com tema central: “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, ministrado pela Coordenadora de Saúde Georgina Perla M. Luiz.

Estiveram presentes as autoridades do Município: primeira dama Camila F. Honorato; vereador e presidente da Câmara Clóvis Barbosa de Andrade e Érika Leire Pissolato; Inês Honorato segunda dama do Município, Presidente do Conselho Municipal de Saúde Karine Segatelli e demais conselheiros; e os representantes da Saúde Georgina Perla M. Luiz, Junior Mendes, Valéria Pissolato e demais funcionários. A Sra. Rosana Alves Pinho representou os usuários do serviço de saúde.

A Conferência teve como objetivo avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos três níveis de gestão: Municipal, Estadual e Federal, tendo como público alvo toda a população.

Foram debatidos 8 eixos temáticos: I - Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; II - Participação Social; III - Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; IV - Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; V - Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; VI - Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; VII - Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e VIII - Reformas Democráticas e Populares do Estado.

Também foram eleitos quatro delegados para representar o Município nas etapas Regionais, sendo dois titulares e dois suplentes, representantes dos usuários dos serviços de saúde e trabalhadores do SUS.

O Município conta com uma gestão participativa que se articula sempre para garantir os interesses e as necessidades da população.