Cinco municípios da nossa região farão parte da Microrregião dos Grandes Lagos

Unidade regional terá Floreal, Magda, Monções, Nhandeara e Sebastianópolis do Sul, além de outros 43 municípios das regiões de Votuporanga, Fernandópolis e Jales,

Um projeto do governador João Dória para a criação de microrregiões estabelece que Floreal, Magda, Monções, Nhandeara e Sebastianópolis do Sul farão parte da Microrregião dos Grandes Lagos. A proposta da criação da nova unidade regional foi discutida durante Audiência Pública realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) no último dia 28 de maio, na Câmara Municipal de Votuporanga e será encaminhada à Assembleia legislativa do estado (ALESP) para aval dos deputados. No encontro, o Vice-Governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia e o Secretário da SDR, Marco Vinholi apresentaram a proposta para criação da Unidade Regional a partir das Regiões de Governo de Votuporanga, Fernandópolis e Jales.

Também estiveram presentes os Secretários estaduais de Educação, Rossieli Soares, Desenvolvimento Social, Célia Parnes, da Casa Militar e Coordenador da Defesa Civil, Walter Nyakas o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Carlão Pignatari, o Deputado Estadual Itamar Borges, o Deputado Federal Geninho Zuliani, o Prefeito de Votuporanga, Jorge Seba e o Presidente da Câmara Municipal de Votuporanga, Sérgio Adriano Pereira. Além de Prefeitos e Vereadores da região.

Os principais objetivos do Projeto de Desenvolvimento Regional é constituir uma nova divisão regional administrativa comum a todos os setores da instituição do Estado, mas também de reorganizar os municípios em regiões, que já estão conectadas, sem divisas e com muita interação. Isso facilita o planejamento, a gestão e a execução das funções públicas de interesse regional, além de criar instrumentos para uma governança interfederativa, com apoio da União, do Estado e também dos próprios municípios.

“Sempre sonhei e tive certeza de que um dia nossa região seria vista e reconhecida pelo que é: grande, desenvolvida e com enorme potencial. Uma grande união, com mais integração entre as cidades, teremos um governo mais próximo da população e com mais investimentos para resolver os problemas e promover o desenvolvimento. Chegaremos a um novo patamar de desenvolvimento, com muito mais qualidade de vida e em pouco tempo teremos ainda mais orgulho de viver e ser feliz aqui, na nossa região, a região dos Grandes Lagos”, afirmou o deputado Carlão Pignatari.

A Unidade Regional será composta pelos municípios que já pertencem as Regiões de Governo (RG) de Votuporanga, Jales e Fernandópolis. Cidades que compõem a região são: Álvares Florence, Américo de Campos, Aparecida D’oeste, Aspásia, Cardoso, Cosmorama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela D’oeste, Fernandópolis, Floreal, Guarani D’oeste, Indiaporã, Jales, Macedônia, Magda, Marinópolis, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Monções, Nhandeara, Nova Canaã Paulista, Ouroeste, Palmeira D’Oeste, Paranapuã, Parisi, Pedranópolis, Pontalinda, Pontes Gestal, Populina, Riolândia, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Clara D’Oeste, Santa Fé do Sul , Santa Rita D’Oeste, Santa Salete , Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João das Duas Pontes, Sebastianópolis do Sul, Três Fronteiras, Turmalina, Urânia, Valentim Gentil, Vitória Brasil e Votuporanga.

A Região de Governo de Votuporanga é composta por 14 municípios, somando 170.923 habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) de 5,35 bilhões. Em Fernandópolis a RG é composta por 12 municípios e 110.709 habitantes, seu PIB é de R$ 3,83 bilhões. Já Jales é formada por 22 municípios, 145.763 habitantes e o PIB de R$ 4,28 bilhões. Sendo assim, a nova Unidade Regional será composta por 48 municípios, população de 427.284 habitantes e PIB de R$ 13 bilhões.