Mapa do site Mapa do site

Prefeitura de Monções
URM - R$ 6,30

Nossa Cidade »
Principal   Nossa Cidade   Historia do Município

O município de Monções iniciou sua história no final do século XIX, onde o mineiro Vicente Gonçalves dos Santos, adentrou nas matas de Jaboticabal, que se estendia até as barrancas do rio Paraná e abriu uma clareira junto à bacia hídrica de um afluente do ribeirão Santa Bárbara, a qual batizou de Ribeirão Ponte Nova, em homenagem à sua cidade natal, Ponte Nova, em Minas Gerais. O núcleo que com ele chegara aos sertões, passou a dedicar-se às atividades agropecuárias e em 1890, esse desbravador registrou a posse das terras, em Jaboticabal. Vicente Gonçalves dos Santos contratou o engenheiro alemão Roberto Tood Look, radicado em Rio Preto, para demarcação das terras e como honorário, foi-lhe entregue 1300 alqueires. Vários proprietários sucederam-se na posse dessa gleba, ficando por último, com Solon da Silva Varginha, que se transferiu de Minas para clinicar e vender as terras que herdara. O engenheiro agrônomo Clóvis Machado de Oliveira, mandou levantar um cruzeiro para que em torno dele erguesse um povoado, ao qual denominara Paraúna (água preta), mas o plano ficou parado por algum tempo. Somente a partir de 1929, Solon Varginha conseguiu fixar algumas famílias em sua gleba. Entre esses novos proprietários estavam, José Machado, irmãos Henrique,Manoelito Fernandes, Serafim Corso, André Garcia, Noé Toneto, Caetano Passerino, Dr.Lino Braile e outros. Estes, com os radicados Jerônimo Pinto, José Barbosa, João Ramos, José Borati, Beppi Campelo e Eufly Jales, implantaram no dia 10 de agosto de 1935, o povoado de Paraúna.

Arquivos para Download:
Historia do Município
677,04 KB

27 de ABRIL de 2018
FAÇA O DOWNLOAD

Receba informativos da prefeitura em seu e-mail
Localização Rua: Paraná, nº 805 - Monções, SP
Telefone Telefone para contato:
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.